Brasil: Defesa Civil inicia capacitações de olho no próximo verão

Upload your content

As águas de março já fecharam o verão de 2019. E com o fim da estação mais quente do ano, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu inicia em abril uma série de atividades de treinamento e capacitação para prevenção e redução de desastres. A abertura do ano letivo foi na quinta-feira (04), no auditório da UFRRJ – campus Nova Iguaçu, com a apresentação do calendário de cursos e projetos a serem realizados em escolas e áreas de risco. O evento também foi marcado por homenagens a parceiros da Defesa Civil de Nova Iguaçu.

Para este ano, no projeto ‘Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação’, estão previstas simulações de desocupação emergencial em seis unidades escolares. A primeira ação entre os dias 9 e 12 de abril, será na Escola Municipal Murilo Costa, no bairro Cerâmica. O projeto é desenvolvido desde 2017 e já capacitou mais de 7 mil alunos e funcionários da rede municipal.

Já a primeira atividade do projeto ‘Comunidades Resilentes’ será no dia 20 de abril, no bairro da Posse, onde haverá um exercício simulado de desocupação das casas em áreas de risco e fuga para o ponto seguro a ser determinado pela Defesa Civil.

O prefeito Rogerio Lisboa participou da solenidade e parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pela Defesa Civil de Nova Iguaçu. Segundo ele, a capacitação de voluntários, o projeto ‘Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação’ e o mapeamento de áreas de riscos de desastres são fundamentais para evitar tragédias.

“Nós avançamos muito nos últimos dois anos, temos pessoas treinadas em diferentes regiões e aptas para colaborar com a Defesa Civil a qualquer momento. Nas escolas, fazemos simulações com os alunos para que todos estejam preparados em casos de emergência. Este é um trabalho que vem dando certo e vamos continua-lo em 2019”, disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Jorge Ribeiro Lopes, nos últimos dois anos, o Centro de Treinamento para Emergências e Desastres (CETRED) promoveu 41 cursos e emitiu quase 1.600 certificados para mais de 640 pessoas. “Elas são fundamentais para que estes projetos sejam realizados com eficiência na cidade”, explica o secretário.

O ano letivo da Defesa Civil vai até uma semana antes do início do próximo verão. Além das capacitações nas escolas e cursos para agentes e voluntários, neste período será feito, junto ao Departamento de Recursos Minerais (DRM), o mapeamento de novas áreas de risco de desastres naturais.

“Aproveitamos este período entre verões, quando as chuvas são menos intensas e o risco de desastres é menor, para nos capacitarmos e aperfeiçoarmos. Desta forma, estaremos cada vez mais bem preparados para agir em casos de emergência”, afirma o secretário.

Na abertura do ano letivo, parceiros da Defesa Civil na promoção de cursos, capacitações, treinamentos e na atuação no mapeamento das áreas de risco foram homenageados pelos serviços prestados à população. Entre eles a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), o Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), o Departamento de Recursos Minerais (DRM) e a Cruz Vermelha Brasileira de Nova Iguaçu.

Explore further

Country and region Brazil
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No
Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).