Brasil: Defesa Civil se reúne para finalizar plano de emergência

Upload your content

A Defesa Civil de Nova Iguaçu se reuniu nesta sexta-feira (30) com secretários municipais para finalizar o plano de emergência. A medida é de prevenção, já que está se aproximando o período de chuvas de verão. O encontro aconteceu na Secretaria de Saúde do município. O plano será apresentado no próximo dia 7, na Casa do Professor, na Secretaria de Educação.

“A ideia é prestar contas da Defesa Civil com os órgãos da Prefeitura e apresentar todos os projetos realizados este ano, assim como todo o mapeamento feito nos últimos dois anos. Temos que estar preparado para o verão, que é um período de chuvas intensas. É preciso a integração de todos”, afirmou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel Jorge Ribeiro Lopes. Ele explicou que foram feitos mapeamentos das áreas de risco e criado um sistema de SMS para envio de mensagens de alerta à população. ” Também criamos grupos de voluntários e o projeto das Escolas Seguras, que contemplaram 17 unidades com palestras e simulado de evacuação”, disse o subsecretário.

A superintendência, que conta com 35 agentes, realizou este ano 23 cursos para a comunidade, identificou 78 áreas com riscos de deslizamentos e 92 de inundação / alagamento. “A região de Austin é onde tem maior possibilidade de ocorrer um deslizamento de terra. Com ajuda de geólogos do estado do Rio, identificamos 78 pontos de deslizamento. Na área do Danon preocupa o risco de deslizamento de pedras, mas temos que fazer um trabalho de prevenção”, acrescentou.

Uma das ações destacadas durante a reunião do plano de emergência foi a remoção de 169 famílias que viviam em área de risco, às margens do Rio Botas, em Comendador Soares e que foram reassentadas no Condomínio José Maria Pitella, na Cerâmica.
Para a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros, a integração entre o secretariado e todos os órgãos é importante na atuação da prefeitura em caso de alguma ocorrência relacionado a enchente e desastres naturais.

“Não podemos ser pegos de surpresa e temos que estar preparados. Podemos ajudar na distribuição de alimentos, higiene pessoal, material de limpeza, vestuário, ajudar na retirada de documentos civis e com abrigos temporários. Planejar é fundamental, pois um desastre natural não marca dia e hora para acontecer”, disse a secretária.

Explore further

Hazards Flood
Country and region Brazil
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No
Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).