Brasil: Escolas municipais fazem simulado de desocupação

Upload your content

Alunos de 14 escolas municipais de Nova Iguaçu participaram, nesta quinta-feira (29), Dia Estadual da Redução de Riscos de Desastres, de um grande exercício de desocupação de emergência das unidades de ensino. A simulação promovida pela Defesa Civil envolveu 5.501 pessoas, sendo 4.974 estudantes e 527 funcionários. O treinamento faz parte do projeto ‘Escolas Seguras – Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação’, que tem como objetivo desenvolver uma cultura de prevenção não só no âmbito escolar como em toda a cidade.

O simulado desta quinta-feira aconteceu em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro e, segundo o tenente coronel Ribeiro Lopes, subsecretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu, dentre todos os participantes, Nova Iguaçu foi o que envolveu o maior número de escolas e também de alunos e funcionários. Somente na E. M. Monteiro Lobato, no Centro, quase mil pessoas participaram da atividade. Quando a sirene soou, simulando um alerta de incêndio, todos deixaram a unidade em quatro minutos e 32 segundos, o melhor tempo registrado pela escola.

“Estivemos aqui recentemente e fizemos uma semana de palestras com todos os alunos e um dia de treinamento. Hoje eles reduziram em um minuto o tempo de evacuação. Isso mostra que, se bem treinados, os alunos e funcionários são capazes de abandonar as dependências da escola de forma segura”, afirma o tenente coronel Ribeiro Lopes. Ele explica que o tempo ideal de desocupação depende da unidade escolar. “Cada escola tem sua particularidade como tamanho e quantidade de estudantes. Há unidades em que é possível concluir o treinamento em um minuto e meio”.

O simulado foi acompanhado de perto pela secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha, que parabenizou a Defesa Civil pelo projeto realizado nas escolas ao longo de todo o ano. “É com grande alegria que participamos deste evento. Além de trabalharmos para garantir educação de qualidade, estamos trabalhando pela segurança e bem-estar dos nossos alunos e funcionários”, disse a secretária.

A diretora da E. M. Monteiro Lobato, Maria Fátima, comemorou o resultado e disse que seus alunos e funcionários estão aptos para desocupar a unidade de forma calma e ordenada, conforme as instruções recebidas. “Ficou bem claro para todos que não adianta sair correndo, pois podem se machucar. Hoje os alunos e funcionários cumpriram à risca o que foi determinado. Esperamos que não seja necessário, mas se houver emergência estão todos prontos”, garantiu.

Explore further

Hazards Wildfire
Country and region Brazil
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No
Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).