Brasil: Plano de emergência é lançado pela Defesa Civil

Upload your content

O Plano de Emergência da Cidade de Nova Iguaçu 2018/2019 foi lançado nesta sexta-feira (7) pela Defesa Civil do município, durante evento na Casa do Professor, na Secretaria de Educação. O plano visa integrar as secretarias e órgãos municipais para garantir agilidade no atendimento à população em caso de tragédias naturais como inundações. Levantamento realizado pela Defesa Civil, este ano, identificou 78 locais com riscos de desabamento e 92 sujeitos a alagamento em todo o município.

“Com a chegada do verão estamos de prontidão por causa do risco de ocorrências com chuvas intensas. A equipe será reforçada com cinco agentes por dia e terá uma escala extra. Se for preciso temos capacidade de mobilizar em pouco tempo toda nossa força de trabalho”, afirmou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel Jorge Ribeiro Lopes.
Ainda segundo ele, as ações da Prefeitura, como a remoção de 172 famílias do Rio Botas, que viviam em área de risco e foram reassentadas no Condomínio José Maria Pittela, na Cerâmica, além de serviços feitos pela Defesa Civil em parceria com outras secretarias, serviram como prevenção para evitar danos a milhares de moradores em caso de chuvas intensas durante o verão.

“Vai começar a segunda etapa do reassentamento e estamos prontos para agir na área do Rio Botas, onde o trecho mais crítico é de 1.300 metros, na região de Ouro Preto. Em breve a calha do rio será aumentada e a região revitalizada”, explicou. Jorge Lopes. Ele cita ainda o cadastramento de todas as famílias vulneráveis no sistema de emissão de alerta via SMS. “Hoje na cidade temos 36 mil pessoas cadastradas”, disse ele.

Para o major Adriano Ceppa, que representou o Comando de Bombeiro de Área da Baixada Fluminense, a integração entre a corporação e a Defesa Civil de Nova Iguaçu é fundamental para melhorar a atuação dos órgãos em desastres naturais. “Isso facilita ter o mais rápido possível uma retroescavadeira para atuar em alguma área. Agiliza o serviço”, disse o major.

O evento também serviu pra prestação de contas da Defesa Civil e para homenagear 14 das 17 unidades escolares que participaram do projeto Escolas Seguras- ‘Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação’. Este ano, a Defesa Civil ainda realizou três Exercícios Simulados de Desocupação de Emergência em comunidades vulneráveis, com um total de 637 participantes.

O Plano de Emergência foi disponibilizado a todos os voluntários cadastrados pela Defesa Civil e a toda população aqui.

Attachments

Plano de emergência da Cidade de Nova Iguaçu 2018/2019 English

Document links last validated on: 16 July 2021

Explore further

Hazards Flood Landslide
Country and region Brazil
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No
Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).