Brazil: Defesa Civil vai treinar moradores da brandina contra incêndio

Upload your content

In Portuguese:

A Defesa Civil de Campinas vai promover ação de simulado de incêndio que envolverá os moradores da Vila Brandina. Um grupo de lideranças do bairro participará de dois treinamentos antes do simulado, que deve ocorrer entre o final de abril e começo de maio. A primeira dinâmica com os líderes e moradores para definir o andamento dos trabalhos foi realizada na noite de quarta-feira, dia 3 de abril, no Núcleo Mãe Maria.

“Trata-se de um grande desafio promover um simulado envolvendo os moradores de uma comunidade para que eles próprios façam a evacuação, saibam como agir nos casos com fumaça e obstáculos e o comportamento diante da situação de incêndio”, disse o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado.

O objetivo do treinamento, explica Sidnei Furtado, é dar uma capacitação ao grupo de como agir em caso de incêndio, seja em residências ou um prédio fechado com somente uma saída. “O grupo deverá conscientizar os moradores sobre importância da comunidade no trabalho de prevenção a desastres e na preservação de vidas”, argumentou.

Além da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros também deverão participar do simulado, a Guarda Municipal, a Polícia Civil, Samu e Emdec. A área onde será realizada o simulado já foi demarcada pela Associação de Moradores do bairro. Próximo à área está a Escola Estadual Prof. Alberto Medaljon que servirá de núcleo de apoio. A professora da Fumec, Sônia Maria Papa Manoli, uma das integrantes do grupo, disse que a iniciativa da Defesa Civil é perfeita, mas será preciso motivar os moradores para o envolvimento no simulado.

Nair Aparecida Almeida, da Associação dos Moradores da Vila Brandina, avaliou como ótima a proposta da Defesa Civil em promover o simulado. Para ela, é uma oportunidade ímpar poder aprender como prevenir acidentes e ajudar o próximo em situações de risco. Nair participou da reunião e confirmou presença nos treinamentos e no trabalho de convocar os moradores do bairro. O primeiro treinamento será na próxima terça-feira, dia 9, às 19h30 e o segundo, no próximo sábado, dia 13, às 16h. Ambos serão no Núcleo Mãe Maria.

O trabalho envolvendo a comunidade em ações de prevenção a desastres é resultado do decreto assinado pelo prefeito Jonas Donizette no dia 27 de março, que criou o “Projeto de Proteção Comunitária”. Com isso, Campinas será a primeira cidade do estado a adotar esse modelo de atuação do programa “Cidades Resilientes” da Organização das Nações Unidas (ONU).

Attachments

View full story (in Portuguese) English

Document links last validated on: 16 July 2021

Explore further

Country and region Brazil
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No
Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).