Royalties do pré-sal vão ajudar na prevenção de desastres naturais

Source(s): Brazil - government
Upload your content

Proposta do senador Walter Pinheiro aprovada pela Comissão de Infraestrutura também reserva parte dos recursos do Fundo Social para ações de combate a catástrofes provocadas por vazamento radioativo.

O projeto que destina parte dos recursos dos royalties do petróleo e do Fundo Social do pré-sal às ações de prevenção de desastres naturais ou desastres provocados por vazamento radioativo foi aprovado na quarta-feira pela Comissão de Serviços de Infraestrutra (CI). Agora, será enviado à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será analisado terminativamente.

Ao defender a garantia de recursos para a prevenção de desastres, o autor do PLS 227/11, Walter Pinheiro (PT-BA), disse que é preciso "criar uma cultura de política de defesa civil, porque o que vemos hoje é a liberação de verbas após os desastres, sem que se corrija a distorção que os causou".

— Santa Catarina é um dos exemplos. Todo ano chove muito naquela região no mesmo período do ano — ressaltou.

Além de visar à prevenção, o projeto também define que esses recursos serão utilizados para atender à população e às áreas atingidas pelos desastres. O texto foi aprovado com emendas, conforme o relatório de Waldemir Moka (PMDB-MS).

Caminhoneiros

Também foi enviado à CAE, após aprovação na CI, o PLS 234/11, que reduz o Imposto de Renda pago por quem trabalha com transporte de carga utilizando "veículo próprio locado, ou adquirido com reservas de domínio ou alienação fiduciária". Segundo o autor da proposta, Gim Argello (PTB-DF), a iniciativa visa beneficiar os caminhoneiros autônomos.

Para implementar essa mudança, o texto do projeto diminui dos atuais 40% para 20% o valor da renda bruta, decorrente do transporte de carga, sobre o qual se calcula o respectivo Imposto de Renda.

Explore further

Country and region Brazil
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No
Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).