Brasil: Defesa Civil de Nova Iguaçu e Serviço Geológico do DRM-RJ desenvolvem mapeamento de riscos do Morro do Inferninho

Upload your content

Parceria entre a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Nova Iguaçu e o Serviço Geológico do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) desenvolveu mapeamento detalhado de riscos do Morro do Inferninho, no bairro de Tinguazinho. O trabalho resultou em um relatório minucioso que quantificou e hierarquizou os graus de riscos através de zoneamentos de áreas e determinou um total de 317 pessoas vulneráveis à ameaça de deslizamento, contabilizando 92 famílias afetadas.

A Defesa Civil municipal já trabalha na região, desde 2017, implementando o Sistema de Alerta Comunitário para Chuvas Intensas (Sistema AC2I), que consiste em protocolos de medidas não estruturais para proteção e preservação da vida. Algumas dessas medidas são a criação de Pontos de Apoio (locais seguros o mais próximo possível da área crítica); formação de Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUPDEC), composto por representantes da própria comunidade; cadastro dos moradores para o envio de mensagens de emergência via SMS, sobre previsões meteorológicas; treinamento de ações de autoproteção; entre outras atividades preventivas.

Como parte do desenvolvimento da resiliência na comunidade, os protocolos estabelecidos pelo Sistema AC2I serão colocados à prova em um exercício simulado de desocupação preventiva para emergências, que será realizado no próximo dia 24. “No treinamento, todo protocolo é seguido como em uma situação real, com o recebimento das mensagens via SMS, pelos moradores, mobilização de membros da NUPDEC e voluntários e deslocamento dos moradores até o ponto de apoio”, explica o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Jorge Ribeiro Lopes.

De acordo com Lopes, além das medidas citadas, houve necessidade de uma ação emergencial, pois o relatório apontou dois imóveis em risco iminente, o que resultou em uma operação conjunta entre a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social. “As residências foram interditadas e as famílias foram assistidas inicialmente com Aluguel Social para posterior processo de reassentamento”, conta o subsecretário.

No mundo todo, as ações de desenvolvimento da resiliência em comunidades vulneráveis são determinantes para a redução ou extinção de mortos ou feridos. “As dificuldades ou inviabilidades na adoção de medidas estruturais em áreas suscetíveis a desastres naturais não podem ser desculpa para a omissão. Esse trabalho se inicia com uma eficaz avaliação das ameaças e vulnerabilidades, uma radiografia fiel da realidade que é o que compõe o relatório entregue pelo DRM, uma das instituições mais respeitadas do país para análise dos riscos relacionados a movimento de massa. Assim, temos um instrumento importante para aperfeiçoar nossas ações, sempre com o objetivo maior de proteger a vida do cidadão iguaçuano através da redução do risco de desastres”, completa o subsecretário.

Explore further

Hazards Landslide
Country and region Brazil
Share this

Please note: Content is displayed as last posted by a PreventionWeb community member or editor. The views expressed therein are not necessarily those of UNDRR, PreventionWeb, or its sponsors. See our terms of use

Is this page useful?

Yes No
Report an issue on this page

Thank you. If you have 2 minutes, we would benefit from additional feedback (link opens in a new window).